segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Malinowski - O Pai da Etnografia

Argonauts of the Western Pacific (Argonautas do Pacífico Ocidental) (1922)​

Podem ser já detalhes do saudosismo da idade, mas existem obras que de facto nos marcam enquanto estudantes universitários - e este é outro exemplo disso, que ainda hoje me marca profundamente, na lógica de pensar e estudar o pensamento e comportamento humano. 

Argonautas do Pacífico Ocidental é uma peça fundamental do trabalho do antropólogo Bronislaw Malinowski, publicado no início do século (1922), rompendo com várias questões, estabelecendo a etnografia e o uso etnográfico da fotografia.

Aborda a própria investigação no terreno que o autor realiza, entre 1914 e 1918, nas Ilhas Trobriand (Papua-Nova Guiné, junto à Indonésia e Austrália), inaugurando-se assim a etnografia enquanto trabalho de campo.

O tema do livro é sobre um sistema de trocas existente na ilha, místico e sem noção de posse permanente, e que influencia a vida e as instituições de todos os habitantes.

Paralelamente ficam definidos os três pilares para a realização de um trabalho de campo etnográfico: a lógica; as condições de trabalho; e o dever de possuir métodos especiais e específicos de trabalho.

A ideia consistia que a melhor pesquisa é aquela efectuada com o envolvimento do investigador com o "nativo", com o objeto de estudo, participando ao vivo no que está a abordar - pode parecer óbvio hoje, mas no início do século quebrou com algumas barreiras...

Sem comentários:

Enviar um comentário