quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DJ Shadow - O Pai do Sampling

DJ Shadow - Endtroducing..... (1996)

Este foi o primeiro álbum de DJ Shadow, e como muitos dos primeiros trabalhos dos grandes génios, é fantástico, e talvez o mais marcante da sua carreira e de uma nova área que se passou a existir no panorama discográfico.

Marcou uma época, e serviu de farol para muitos jovens que queriam mais da música, tendo sido o primeiro disco criado inteiramente a partir de samples de outros álbuns, automaticamente aclamado pela crítica especializada, e ainda com a curiosidade de ter sido integrado no Guiness Book of Records (em 2001).

A base é hip-hop, mas com os cortes e misturas efetuadas, criou um disco profundo, tenso e intrigante, recheado de texturas e estilos musicais, tendo para isso contribuído os misteriosos e obscuros discos de vinil que descobria (dizem ter uma coleção de mais de 60 mil discos de vinil...).

DJ Shadow (Josh Davis), é originário de San Jose, Califórnia, e começou como DJ na universidade e na rádio comunitária, sempre numa perspetiva experimental do hip-hop, sendo ainda referenciado como um dos criadores do trip-hop (título que rejeita...). Tem vários discos editados e um interessante trabalho em conjunto com outro visionário, DJ Cut Chemist, este mais de influência funk, mas também na área das mixtapes e experimentalismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário