terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Que Linda Casa

Linda Martini - Casa Ocupada (2010)

Os Linda Martini são uns verdadeiros gigantes da música portuguesa, embora possam passar despercebidos à maioria da população. Juntos desde 2003, e a editarem desde 2006 (Mongol), revitalizaram o espaço do pós-rock em Portugal, criando uma vastíssima legião de fãs e conquistando a crítica e outros músicos nacionais, ganhando bastante espaço na rádio e ainda conseguindo a participação em alguns festivais de grandes dimensões, como as habituais queimas das fitas.

Em 2010 surge então "Casa Ocupada", o segundo disco de longa duração, colocando-os noutro patamar, quer de qualidade, quer de referência musical, arrecadando vários prémios, nomeações e acima de tudo variadíssimos elogios e referências por pessoas do meio musical e jornalístico.

Embora com uma identidade bem estabelecida, e com um patriotismo orgulhoso de destacar, são claros representantes de um conjunto de bandas de referência internacional, como os norte-americanos Mogwai, os ingleses Radiohead, ou os japoneses Mono.

A guitarra elétrica é rainha, rei e peão do seu som, podendo ser considerada a "guitarrada" a base do seu som, muito próprio e identificativo, mas que não se sobrepõe ao rock, por vezes pop, que caracterizam esta banda de "pós-rock português..."

Em 2013 editaram já o terceiro LP, "Turbo Lento", que teve uma grande receção por parte do público em geral, com salas cheias e atingindo os tops nacionais rapidamente, em discos e em serviços online.


Sem comentários:

Enviar um comentário