quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OuVido e OuVisto

Foi um verdadeiro 3 em 1, pois estava na companhia de uma das minhas bandas de eleição, os Sigur Rós, há quase uma semana no carro, reouvindo o álbum Ágaetis Byrjun, quando recebi a minha primeira boa oferta de Natal: o álbum e filme (CD e DVD) INNI, o mais recente trabalhos destes angelicais islandeses.

Sigur Rós - Ágaetis Byrjun (1999)
É sem dúvida o meu álbum preferido desta banda, e o que me fez apaixonar definitivamente pelo seu som, pela sua estética e pelo seu minimalismo cheio de emoção. As pesadas guitarradas misturam com um poder vocal sui generis, sempre numa melancólica harmonia. Não existe maneira menos alegórica de explicar este som.


Sigur Rós - INNI (2011)
Neste novo trabalho, onde se reúnem várias gravações ao vivo durante a tour de 2008, em dois CD, mantém-se toda a pureza e sinceridade do seu som, por vezes sem secção de cordas, que tanto "enche", causando novas sensações, ao ouvirmos músicas que já conhecemos, e que pelo facto de serem executadas ao vivo, já nada tem a haver com o que eram em estúdio. Muito Bom!


INNI (2011)
Ainda decorrente da tour de 2008, os Sigur Rós fizeram-se acompanhar pelo realizador Vincent Morisset, que produziu este belíssimo filme / documentário, onde ressalta toda a melódica paisagem sonora da banda, num resultado esteticamente tranquilo e inquietante ao mesmo tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário