quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Angra Rocks! (2010-11-25)


É já conhecida a propensão para os Açores gerarem artistas com uma criatividade muito interessante. Temos agora mais dois casos, desta vez na música: João Félix e Flávio Cristóvam.
Ainda me recordo da primeira vez que me falaram de um jovem terceirense “com a sensibilidade musical de um Jeff Buckley”! Fiquei admirado e curioso, pois como grande fã deste prodigioso artista e um apaixonado pela minha terra, fiquei muito satisfeito com a possibilidade, embora hesitante.
Depois de o ver cantar pela primeira vez e de ler alguns dos seus poemas, percebi que a comparação estava curiosamente correcta, embora João Félix seja um artista completamente diferente de Buckley, como de muitos outros que certamente o terão influenciado.
O mais interessante é a sua sensibilidade, não só apenas nas letras, mas na composição das músicas e no modo como as canta. E o mais surpreendente era a sua idade: 18 anos! A minha curiosidade aumentou de nível, até ao agradável momento em que descobri que era neto de um dos maiores poetas açorianos de sempre, Emanuel Félix. Se filho de peixe sabe nadar, então neto sabe voar! Aconselho vivamente a acompanharem a carreira deste jovem artista terceirense (www.myspace.com/jooflix), pois trata-se de um caso raro de qualidade, com um estilo que se pode intitular de “cantautor” e com canções muito poéticas, onde a letra tem de facto importância, embora em inglês, e demonstrando um grande conhecimento literário e artístico, com referências musicais variadas, desde os Beatles a Elliot Smith, passando pelo referido Jeff Buckley e Nick Drake, e, concluindo, com uma atitude aparentemente independente, sem pressões nem objectivos puramente comerciais.
Outro caso com muito potencial é Flávio Cristóvam, também jovem músico terceirense, tendo-se iniciado a solo, mas neste momento acompanhado pelos The Jamadizen, compostos por Timothy Lima (guitarra e segunda voz), Raul Cardoso (baixo) e João Mendes (bateria). Despontam para o conhecimento público com a vitória do concurso Angra Rock em 2009, tocando depois ao longo do ano com vários artistas de referência, como é o caso dos Da Weasel.
Em Dezembro do mesmo ano ganham o prémio “Ones to Watch” para Portugal, promovido pela Vodafone e o MySpace, apontando-os como uma jovem banda com futuro no panorama europeu.
Em 2010 continua o sucesso a ser reconhecido, sendo seleccionados para o concurso LabJovem, e realizando uma pequena tournée pelos Estados Unidos da América. Voltam às Sanjoaninas e passam ainda pelo Festival Maré de Agosto, em Santa Maria. Para concluir esta maratona de prémios e reconhecimentos, em Agosto de 2010, Flávio Cristóvam foi finalista do Concurso “UK Songwritting Contest”, onde entre mais de 5000 músicos, conseguiu colocar uma canção sua em 8º lugar!
Neste momento gravam o seu primeiro álbum, a sair em Maio de 2011, intitulado “The Closing Doors”, enquanto esperam por uma boa proposta de uma editora. Podem ver o seu trabalho em www.myspace.com/flaviocristovam.
Assim como João Félix, transpira qualidade, com referências musicais que são reflexo dos nossos tempos, ou seja, de uma sociedade globalizada e informada, mencionando nomes como John Mayer, Dave Matthews Band ou Ryan Adams.
Com um som que se poderá de “catalogar” de Power Pop, tem também resquícios de Folk e Indie Rock, fazendo lembrar uma mistura de Bob Dylan com Ben Harper, mas com uma sensibilidade atlântica. Acima de tudo demonstra uma equilibrada mistura de criatividade e maturidade, tendo em conta a idade dos elementos, num Rock com origens nas mais puras tradições norte-americanas.
Desde a sua formação tocam apenas originais, também cantados em inglês, com uma imagem e mentalidade forte e decidida, que se reflecte nas suas letras e na sua atitude, como foi a iniciativa de, juntamente com os Fala Quem Sabe, terem organizado um evento de angariação de fundos para as vítimas das cheias na Agualva, no Teatro Angrense. Pessoalmente fico apenas à espera de alguns temas cantados em português, mas o futuro promete certamente!

PS. Até coincide com o sucesso do novo projecto de Flávio Cristóvam (http://www.facebook.com/octoberflight).

Sem comentários:

Enviar um comentário