terça-feira, 7 de junho de 2016

Kozelec - Do Best

Sun Kil Moon - Benji (2014)


Benji é o sexto álbum do profícuo projeto Sun Kill Moon, de Mark Kozelek (fundador e antigo guitarrista dos Red House Painters), um dos expoentes máximos do encontro entre o indie rock e o novo folk americano.

Fundador da Caldo Verde Records (a editora com o melhor nome de sempre!), que lança sobretudo o trabalho de Kozelek nas suas várias vertentes (também a solo), e ainda de alguns outros artistas menos conhecidos.

Outra saborosa curiosidade, que nem o próprio músico sabe explicar, sobre a sua relação com Portugal, é que neste álbum é utilizada mais do que uma vez a guitarra portuguesa, tocada pelo próprio Kozelec...

O nome do álbum é exatamente sobre o "Benji" que estão a pensar, o pequeno e amoroso cachorro do filme dos anos 70, pois é uma memória boa, feliz e familiar para Kozelec.

E é isso mesmo que o disco transmite, uma nostalgia que se percebe pessoal, mas emocional e intensa, onde nos sentimos próximos das histórias que o autor canta - o meu disco preferido de Kozelec!

O álbum foi recebido pela crítica com grande aclamação, sendo inclusive considerado um dos melhores 100 álbuns da década (Pitchfork Magazine), assim como obteve grandes notas nas principais revistas e sites da especialidade, como a NME, AllMusic e Rolling Stone.




2 comentários:

  1. Olá, Miguel, Viva!
    Escreves muito bem e tens muito bom gosto.
    E sim, "Caldo Verde Records (a editora com o melhor nome de sempre!)"
    :)
    um abraço
    GC

    ResponderEliminar