quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pelo Tempo: "Uma Exposição – Várias Sinergias" (2013-04-17)

No passado dia 15 de Abril ocorreu a inauguração da exposição “Bandas Sonoras”, da fotógrafa Rita Carmo, no Clube de Oficiais da Base Aérea das Lajes, encontrando-se patente até ao próximo dia 15 de Maio.
Este é o primeiro evento resultante de um protocolo assinado entre o Clube de Oficiais e a Associação Cultural Burra de Milho, assinado no momento da abertura da exposição, e que visa a partilha de esforços, competências e recursos, que por seu lado permitam uma maior divulgação de eventos, coprodução de atividades e desenvolvimento de ações formativas nas áreas culturais e criativas.
No mesmo momento foi também assinado um protocolo com o Instituto Açoriano de Cultura (IAC), semelhante no conteúdo e na forma, sendo que ambas as parcerias visam contribuir para o aumento de interação entre a população da ilha e os militares da Base Aérea nº4.
É hábito referir-se, a nível de comentário ou análise política, a fraca relação e aproveitamento de sinergias entre agentes culturais, não só na Terceira, mas em toda a região. Com este caso observa-se exatamente o oposto, numa excelente iniciativa, com origem no Clube de Oficiais, a que prontamente se associaram duas entidades com relevante ação cultural ao nível regional.
Como foi referido na inauguração, trata-se também de uma excelente reação ao momento de crise que atravessamos, ocultando-se possivelmente na arte e na cultura algumas respostas e soluções, com base em dinâmicas como a demonstrada neste caso.
E esta exposição é de facto um claro exemplo disso, onde o primeiro destaque vai para a própria artista, Rita Carmo, que disponibilizou o seu trabalho para vários eventos. É uma fotógrafa de renome dedicada à cena musical há cerca de 20 anos, colaborando desde o semanário Blitz, a autora de várias publicações e exposições em Portugal e no estrangeiro, assim como responsável por algumas capas de álbuns e imagens de divulgação de artistas portugueses (Carminho, Diabo na Cruz, Deolinda, etc.).
A sua mais recente relação com os Açores surge enquanto júri do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores, organizado pela Burra de Milho, e que deu origem à vinda desta exposição para a região, tendo já sido apresentada na Galeria Arco 8 (Ponta Delgada), na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira (Praia da Vitória), Teatro Angrense (Angra do Heroísmo) e Núcleo Museológico dos Altares.
Esperemos que esta dinâmica alavanque outros projetos e parcerias ao nível de ilha e da região, com um aproveitamento sustentável e racional dos meios existentes, e num espírito de cooperação e não de competição…

Sem comentários:

Enviar um comentário