sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Nebraska a Preto e Branco

Nebraska (2013)

Magnífico filme de Alexander Payne (Os Descendentes, Sideways ou As Confissões de Schmidt), numa onda de comédia negra, neste caso, a preto e branco.

Com um argumento refinado, conta também com um conjunto de atores que apenas enriquecem o filme, com o óbvio destaque para Bruce Dern (Prémio de Melhor Ator em Cannes e nomeação para Óscar), mas também Will Forte e June Squibb (nomeada Melhor Atriz Secundária para os Óscares).

A história é simples, mas como se pretende, complexa: Dern interpreta um idoso desgastado e alcoólico que acredita ter ganho 1 milhão de dólares num daqueles concursos publicitários que chegam pelos correios.

Decide então ir a pé até à distante cidade de Lincoln (no estado norte-americano do Nebraska), não deixando hipótese ao seu filho levá-lo de carro, que devido a um pequeno incidente, transforma a viagem num retomar de laços com antigos familiares... "road trip"!

Mas perante a possibilidade de existir um grande prémio em dinheiro, desperta a cobiça em todos os familiares, levando a um conjunto de episódios típicos da ganância humana...

A nível técnico, de destacar a poética opção de utilizar uma câmara específica, uma "Arri Alexa" com lentes Panavision C-Series (coisas técnicas...). O filme foi então filmado com uma luz especial, tendo em vista que posteriormente seria convertido em preto e branco... muito bom.





Sem comentários:

Enviar um comentário