quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Na Toca da Catarina...

A Toca do Lobo (2015)


Neste último filme da realizadora portuguesa Catarina Mourão, a própria faz uma visita à sua família, aos segredos que todas as famílias contêm... Com base nuns antigos filmes de 9.5 mm, a realizadora reencontra a mãe e um distante e um praticamente desconhecido avô, o escritor Tomás de Figueiredo.

"Entre o passado e o presente", como diz Catarina, vai tentar dar sentido ao que vai descobrindo, com a ajuda da mãe, praticamente co-protagonista do filme, resolvendo ligações e memórias familiares.

Na sua antiga casa existe um quarto fechado à chave, que vai ser explorado pela câmara da realizadora, dando ainda mais ênfase à verdadeira temática por detrás deste filme: a nossa intimidade.

Teve estreia mundial no Festival Internacional de Roterdão (de grande prestígio internacional), assim como ganhou o Prémio do Público para Melhor Longa no IndieLisboa 2015, e foi selecionada para o Doc's Kingdom 2015.

Foi um dos filmes mais "sensíveis e pessoais" que vi este ano, de uma realizadora que se tem afirmado como uma das mais delicadas do cinema português, sendo de destacar os filmes "Pelas Sombras" (2010), "À Flor da Pele" (2006) ou "A Dama de Chandor" (1998).

Estudou Música, Direito e Cinema (Bristol University), e em 1998 foi uma das fundadoras da APORDOC (Associação pelo Documentário), e começou a dar aulas de Cinema e Documentário em 2000. No mesmo ano, com a realizadora Catarina Alves Costa, funda a Laranja Azul, uma produtora independente de Documentário e Artes Visuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário