segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pelo Tempo: "MOSTRA LABJOVEM 2012" (2012-11-28)

No passado dia 17 de Novembro decorreu a inauguração da Mostra LABJOVEM 2012, na Academia da Juventude e das Artes, na Praia da Vitória. As portas abriram por volta das 21h00, permitindo ao público em geral observar os trabalhos selecionados nas áreas de Arquitetura, Artes Plásticas, Design de Moda, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração+BD e Vídeo, e pode ser visitada até ao dia 2 de Dezembro.
De seguida foram apresentados dois dos projetos selecionados na área da Música, nomeadamente Verónica Silva e os October Flight, no que viria a ser uma noite de muito sucesso para ambos, quer para a jovem terceirense, com a sua incrível voz e profundidade que não reflete a sua idade (16 anos!), quer para o projeto terceirense, que se solidifica atualmente a nível nacional (e internacional).
Esta mostra resulta do concurso com o mesmo nome, destinado a promover jovens criadores açorianos, das mais variadas áreas, sendo que além dos vários selecionados (que recebem bolsas de estudo), existe lugar à publicação de trabalhos literários e da divulgação através da referida Mostra.
Numa perspetiva transversal às várias áreas presentes a concurso, existem ainda duas nomeações muito interessantes: a LABCOMUNIDADES, destinada a criadores descendentes de açorianos (até à 3ª geração) e a LABREVELAÇÃO, para criadores com idade inferior a 20 anos, este ano atribuída à jovem Verónica Silva.
De realçar é ainda o facto de a Mostra ter percorrido todas as nove ilhas da região, entre 1 de Junho (Graciosa) e 2 de Dezembro (fim da Mostra na Terceira), contando com o apoio de diversas entidades públicas em todas as ilhas.
É uma iniciativa da Direção Regional da Juventude, e organizada pela Associação Cultural Burra de Milho, que sempre acreditaram num projeto cuja principal orientação é a apresentação de novos criadores açorianos.
O LABJOVEM é provavelmente apenas uma pequena amostra do verdadeiro potencial das nossas ilhas e dos nossos jovens, por vezes sem apoio, e mais importante, sem o incentivo de quem os rodeia.
Numa futura edição, haverá espaço certamente ao aparecimento de novos criadores, assim como a nível organizacional, novos trunfos relacionados com a divulgação e apoio a estes jovens artistas.
Esperemos que a iniciativa se mantenha, com uma mensagem de agradecimento, acima de tudo pela coragem que os jovens demonstraram ao abrirem o seu coração, rompendo por vezes barreiras familiares, e entregue o seu trabalho ao escrutínio e julgamento dos outros.

PS. Isto numa altura em que se prepara a edição da MOSTRA LABJOVEM 2014, que passará pela primeira vez em Lisboa (Novembro, na LX Factory - Santa Apolónia), assim como São Miguel, Faial e Terceira. Esperemos daqui a uns bons anos olhar para trás e ver a importância do trabalho realizado... aliás, já vemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário