quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pelo Tempo: "A propósito de…" (2012-09-26)

… uma coisa, encontrei outra: este artigo torna-se assim num excelente exemplo do tão popular “dois em um”. Então, com vista à celebração do 18º aniversário da Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, tem lugar uma residência artística com Thurston Moore (fundador dos Sonic Youth), culminando numa atuação a 4 de Outubro.
A Galeria Zé dos Bois (ZDB) é uma associação cultural sem fins lucrativos, que existe desde 1994, e que se tornou paradigmática na “cena artística contemporânea” de Lisboa e de Portugal. A sua sede é no Palácio Baronesa de Almeida, com cerca de 2500 metros quadrados, em pleno Bairro Alto, um magnífico edifício que se encontrava abandonado em 1994.
Tornou-se ao longo dos anos numa produtiva estrutura de criação, promoção e produção de arte contemporânea, dedicando-se à investigação e pesquisa, principalmente nas artes visuais e performativas, mas também na imagem e na música.
Tem servido também como rampa de lançamento para muitos jovens artistas, assim como espaço educativo e de formação para profissionais das artes. Apresenta mais de 150 projetos artísticos por ano, como residências, formações, teatro, dança, música e exposições. Por lá já passaram muitos nomes, nacionais e internacionais, como os Animal Collective, Dirty Projectors ou Bonnie “Prince” Billy.
Neste mês de Outubro celebram então os seus 18 anos de teimosia e persistência, sempre em prol do desenvolvimento do complexo setor da arte contemporânea e experimental, criando um espaço com programação regular na área.
A segunda parte tem de ser obrigatoriamente pela referência aos míticos Sonic Youth, formados no longínquo ano de 1981 em Nova Iorque, e que marcaram decididamente a cena pós-punk, tornando-se uns verdadeiros ícones da música e cultura alternativa
Além de Thurson, o destaque na banda vai também para Lee Ranaldo (estudante de arte na altura), tendo atingido um sucesso inesperado nos anos 80, ao lado dos R.E.M. e Hüsker Dü, e inspirados pelos Velvet Underground e pelos Stooges, redefiniram o rock “barulhento” da época.
De destacar os álbuns Daydream Nation, referência ainda hoje em dia para todo o mundo “indie”, Dirty e Sonic Nurse, como um pequeno exemplo do grande legado que os Sonic Youth deixaram à música do século XXI.


Sem comentários:

Enviar um comentário