quarta-feira, 25 de junho de 2014

Kieslowski x 3

Trois Couleurs Trilogie (1993-94)

Esta trilogia do realizador polaco Krzysztof Kieslowski foi talvez a mais marcante sequência de filmes na década de 90, sendo que além da visibilidade que ganhou, demonstrou a qualidade e criatividade de Kieslowski.

Azul, branco e vermelho são as cores da bandeira francesa, abordando os três filmes os ideais políticos geralmente associados à república francesa: liberdade, igualdade e fraternidade, algo ambíguo e irónico, assim como subjetivo, tratando-se pois de um trabalho artístico - mas a premissa que ressalta do projeto é essa.

Em Azul (Bleu), uma mulher (Juliette Binoche) luta para encontrar uma maneira de viver a sua vida após a morte do seu marido e filha.

Em Branco (Blanc), o segundo da trilogia, seguimos um emigrante polaco em França que busca vingança da sua ex-mulher com vista a recompor a sua vida...

Em Vermelho (Rouge), o filme final, e talvez o meu favorito, estreado apenas dois anos antes da repentina morte do realizador, a temática é a fraternidade, disfarçando-se numa história sobre uma modelo que descobre que o vizinho gosta de se meter em vida alheia...

São três histórias sobre a humanidade, comportamentos e pequenas situações que se tornam globais.

Rica oferta!

Sem comentários:

Enviar um comentário