quinta-feira, 13 de março de 2014

"the quintessential indie rock album"

​Pavement - Slanted and Enchanted (1992)

Slanted and Enchanted é o álbum de estreia dos Pavement, de quem não me canso de referir, seja em que contexto for, como uma das minhas bandas preferidas. Editado em 1992, em plena época de crescimento das bandas independentes e universitárias nos Estados Unidos, teve o impacto que teve. Mesmo assim atingiu um curioso nº 72 nos discos mais vendidos no Reino Unido.

Como a maioria dos momentos de genialidade humana, este também passou meio despercebido no seu início, despertando no entanto rapidamente a atenção de alguns críticos de música, que posteriormente o viriam a considerar um dos álbuns rock mais importantes da década de 90.

Também as principais revistas e sites da especialidade foram-lhe atribuindo classificações máximas e perfeitas (AllMusic, Pitchfork e outros), tendo particular destaque o facto de a revista Rolling Stone ter considerado o disco um dos melhores 500 de sempre (nº 134), referindo-se-lhe como "the quintessential indie rock album."

Desde meados da década de 2000 o álbum já vendeu mais de 150.000 unidades, assim como também os outros trabalhos da banda tem vendido sempre, acima de tudo após a reunião para tour (típico...) em 2010.

Os Pavement são de facto os "pais" simbólicos do movimento indie rock, oriundos de Stockton (Califórnia), e bestialmente liderados por Stephen Malkmus, acompanhado por Scott Kannberg, Mark Ibold, Steev West e Bob Nastanovich. Inicialmente pretendiam apenas gravar discos, não aparecendo em público, nem dando concertos e muito menos entrevistas! 

Mas o sucesso, ainda por cima de cariz alternativo e independente, fez com que gravassem cinco álbuns (mais 9 EP's) ao longo de 10 anos, tendo-se dissolvido em 1999, seguindo todos em novos projetos musicais a partir de então.

Sem comentários:

Enviar um comentário