segunda-feira, 31 de março de 2014

As diferenças entre povos e culturas...

Ruth Benedict - Padrões de Cultura (1934)

Outra obra fundamental para as ciências sociais modernas e contemporâneas (na minha perspetiva e de mais alguns, pelo menos...). Traduzido para 14 línguas, foi já alvo de inúmeras edições, sendo uma leitura obrigatória para estudantes de Antropologia em todo o mundo.

A ideia base é a perspetiva da autora em que a cultura/sociedade é o grande regulador da personalidade dos seus elementos, ou seja, cada cultura seleciona algumas características (das imensas que a humanidade possui) e torna-as aceites ou adequadas na conduta das pessoas que fazem parte dessa sociedade.

Através do estudo e descrição de vários rituais, observados em grupos étnicos bem diferentes, tentou demonstrar como cada cultura estimulava e direcionava determinada "personalidade"​ para os indivíduos desse grupo.

Embora com críticos, Ruth Benedict expressou sempre a sua confiança no relativismo cultural, pretendendo demonstrar que cada cultura possui os seus próprios imperativos morais, e que só poderiam ser compreendidos se se estudasse a cultura como um todo.

São lições que nunca esquecemos... e que devemos partilhar em nome de uma visão humanista do mundo e das pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário