quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pelo Tempo: "A angústia humana através do cinema" (2012-03-03)

Começou bem o ciclo de filmes organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, intitulado “Amostra-me Cinema Português”, na passada quarta-feira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. Com este ciclo pretende-se ao longo do ano exibir um filme português por mês, sempre a uma quarta-feira, dando a conhecer o excelente trabalho que se tem feito em Portugal nesta área.
Numa época em que temos de promover o que é nosso e desenvolver o máximo possível de áreas de crescimento, o cinema encontra-se de facto numa onda positiva, com vários prémios internacionais para realizadores portugueses, como o caso do filme desta quarta-feira, “Angst”, de Graça Castanheira. Depois de ter sido premiado no CineEco 2011 e no Cineport 2011, este documentário foi premiado no Festival Cinemed 2011, Festival Internacional de Montpellier (França).
É um filme muito intimista, onde nos é transmitida a opinião sentida da realizadora, sobre o papel do Homem no planeta, com base em clássicos grandes planos de poderosas imagens, aliadas a uma narrativa consistente, de cariz filosófico sobre a actual e futura situação da humanidade.
As grandes preocupações partilhadas pela realizadora são a sobrepopulação do planeta e o risco do esgotamento das energias fósseis, assim como do próprio espaço para vivermos em sociedade como a entendemos. No entanto, afirmou que gostaria de viver no século XXII, talvez por acreditar que nos vamos “safar” desta e ter curiosidade de ver como isso acontecerá.
O título do filme baseia-se numa curiosa palavra alemã, “Angst”, que significa medo ou ansiedade, nomeadamente um conflito intenso e interno. A filosofia, mais especificamente na sua corrente do existencialismo, utiliza o termo para descrever uma profunda condição de insegurança e medo por parte do ser humano livre, tendo como principal referência o filósofo Kierkegaard. Ou seja, o medo de falhar perante Deus, seja em sentido religioso, ou figurado.
Foi talvez para combater esse medo que Graça Castanheira realizou este filme. Nascida em 1962, em Angola, é uma das referências actuais do cinema documental em Portugal. Formou-se em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde é actualmente professora, assim como na Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.
Já recebeu vários prémios ao longo da sua carreira, que conta com 10 filmes, e fez parte do grupo fundador da Associação pelo Documentário, que promove o festival DocLisboa. Desde 2008 que tema sua própria produtora, a Pop Filmes.
De realçar que após a exibição do filme, a realizadora esteve presente no Centro Cultural de Angra, disponível para uma breve conversa e troca de impressões com o público presente (cerca de 50 pessoas), onde se mostrou simpática, agradecida e convicta da mensagem do seu filme.
Ficou bem patente a intenção e mensagem por parte da Associação Cultural Burra de Milho, ou seja, fazer as pessoas verem cinema português, e "verem" que é de facto um bom cinema.

PS. Nos primórdios do Amostram'isse...

Sem comentários:

Enviar um comentário