sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pelo Tempo: "O Regresso dos Ornatos" (2012-02-21)

Quem não gosta de uma boa notícia, principalmente em época de acometimento, e foi isso que me aconteceu: os Ornatos Violeta vão dar dois concertos, nos Coliseus da nação (Lisboa e Porto), a 25 e 30 de Outubro respetivamente.
Desde 2002, data do último concerto da banda, foi impressionante a disseminação e influência que tiveram com base nos dois únicos discos editados, “Cão!” (1997) e “O Monstro Precisa de Amigos” (1999), relançados recentemente a celebrar os 20 anos da sua criação, assim como um novo CD com inéditos e raridades, o que já deixava algo no ar…
Tornaram-se de facto uma referência musical no panorama português, que muitas boas memórias criaram, com Manuel Cruz (a alma), Nuno Prata (baixo), Kinorm (bateria), Elísio Donas (teclados) e Peixe (guitarra). Se em Portugal não existiu um circuito alternativo de música rock, tipo circuito universitário norte-americano, ou uma cidade co mais pujança criativa, como Seattle ou Manchester, tivemos os Ornatos Violeta!
Este quinteto, originário do Porto, esperou seis anos até à produção do seu primeiro álbum, o já referido e mítico “Cão!”, em 1997, onde revelaram toda a sua irreverência e criatividade, percorrendo musicalmente do Ska ao Rock, passando pelo Funk, entre outros. O talento foi logo reconhecido, tendo sido convidados pelos Xutos & Pontapés a abrirem vários concertos, entre eles, um no Coliseu de Lisboa.
Dois anos depois confirma-se toda a sua genialidade, com a edição do álbum “O Monstro Precisa de Amigos”, monumental e inovador, e que acabaria por ser o último trabalho da banda, arrecadando vários prémios, como o Álbum do Ano pela Blitz.
Este trabalho tem ainda mais valor pela sua qualidade transversal, como é disso exemplo a magnífica participação dos Corvos em algumas faixas, ou do mítico Victor Espadinha e ainda de Gordon Gano (dos Violent Femmes).
Ganham nova notoriedade ao participarem na coletânea de homenagem aos Xutos, “XX Anos, XX Bandas”, gravando uma versão de “Circo de Feras” que se tornou um quase ex-libris do álbum.    
Após a sua última e famosa aparição pública, no Hard club, onde ficaram célebres as três palavras proferidas por Manel Cruz: “até um dia”, começou imediatamente o legado dos Ornatos, surgindo em 2002 os Pluto, banda com um rock ligeiramente mais tradicional, incluindo Cruz e o guitarrista Peixe. No mesmo ano surgem ainda os Supernada, novamente liderados por Cruz.
Agora estão de volta, cimentados numa amizade que preferiram não estragar, acabando com a banda e não dando possibilidade a brigas e desentendimento… embora tenham tido a triste ideia de irem viver todos juntos num apartamento!
Miguel Rosa Costa


Sem comentários:

Enviar um comentário