terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Padrinho (até o nome assusta...)

The Godfather Trilogy (1972-1990)

Considerados por muitos como dos melhores filmes de sempre, principalmente o I e o II, mas sem dúvida valendo também enquanto trilogia, criou um precedente de extrema qualidade e sensibilidade para qualquer filme posterior sobre a Máfia...
São inesquecíveis os personagens e suas pequenas características, assim como a intensidade tipo Western de algumas sequências, para não falar do ambiente sonoro e musical.
Foi o transformar o filme de gangsters em momento épico e negro, com destaque para as disfuncionalidades que podem existir dentro de qualquer família, numa verdadeira obra-prima, e com atores como Marlon Brando, Al Pacino e Robert de Niro... será muito difícil fazer melhor.
O primeiro filme surge em 1972, por Francis Ford Coppola, com base no brilhante argumento de Mario Puzo, e é considerado o segundo melhor filme norte-americano de sempre pelo Instituto de Cinema Americano (atrás do marcante Citizen Kane), cujo sucesso levou a uma sequela.
Estreia então em 1974 o segundo filme, sendo ao mesmo tempo uma prequela e uma sequela, atingindo novamente grande sucesso, comercial e junto da crítica, sempre em torno de Vito Corleone e a sua família.
Ambos os filmes receberam os principais óscares, tendo mesmo sido a primeira sequela a receber o Óscar para Melhor Filme, mas na mesma lista referida acima, apenas se encontra em 32º lugar na importância cinematográfica para os EUA.
Em 1990 surge, assim por dizer, o parente pobre, no terceiro filme da trilogia, que seria o epílogo dos primeiros dois filmes, acabando por ter um sucesso relativo nas bilheteiras e ser ainda nomeado para 6 óscares, mas nunca se aproximou da importância dos primeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário