terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Pelo Tempo: "Amostram’isse PDL" (2013-10-12)

Decorreu entre 2 e 5 de outubro a exibição do “Amostram’isse” – Mostra de Cinema dos Açores, desta vez em Ponta Delgada, depois da visita a Angra do Heroísmo e Horta. Este evento, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, nasceu com o intuito de promover o cinema realizado e produzido nos Açores, com destaque para os filmes de jovens realizadores açorianos.
Até ao momento já assistiram cerca de 500 espetadores à mostra, tendo para esse número muito contribuído a exibição em São Miguel, onde se constatou que este projeto tem vindo em crescendo, e acima de tudo, tornando-se conhecido do público, quer do mais ligado ao cinema, quer ao nível geral.
É naturalmente com orgulho que muitos dos espetadores tem saído das sessões, deslumbrados com os filmes que acabaram de ver, primeiro por terem de facto qualidade, e segundo, por serem realizados e produzidos nos Açores e por açorianos.
O conjunto de filmes que tem sido exibido tenta congregar o que foi feito nos últimos dois ou três anos na região, com uma opção deliberada de ser o mais eclética possível, com exemplos de ficção e documentário, em curtas e longas-metragens.
Sempre que possível, têm estado presente antes da exibição dos filmes, os realizadores, produtores ou atores dos mesmos, o que confere um ambiente especial e acolhedor para o espetador, assim como dá a hipótese ao realizador que acrescentar algo à exibição do seu projeto.
Tem-se vindo a assistir, conforme a organização do evento, a uma onda de interesse em torno do cinema feito nos Açores, gerando alguns convites para exibição, assim como, por outro lado, o contacto por parte de vários realizadores e produtores que já filmaram nos e sobre os Açores, ou que isso pretendem.
De seguida vem a exibição em Lisboa, entre 14 e 18 de novembro, no Cinema City Classic Alvalade, o atual ponto de referência para cinema de qualidade em Lisboa, congregando-o com o comercial cinema de Hollywood, em salas modernas e recentemente melhoradas. Espera-se também que seja um momento de reflexão sobre o cinema na região, sobre a arte em geral, e de uma certa maneira, com a açorianidade de Nemésio por pano de fundo.
Foi também assinado recentemente um protocolo entre a Direção Regional da Juventude (promotor desta mostra) e a Casa dos Açores do Norte, com vista à exibição da mostra no Porto, em fevereiro de 2014. Ainda antes disso deverá ser anunciada a exibição em mais três ilhas do arquipélago, num formato reduzido, assim como se encontra em fase de negociações uma possível ida aos Estados Unidos e Canadá. Assim, além de uma “nacionalização” dos filmes realizados nos Açores, teremos também a sua internacionalização, preferencialmente junto de públicos estrangeiros, não esquecendo no entanto as populações emigradas.

Nota: os "inícios" do "Amostram'isse"...


Sem comentários:

Enviar um comentário