terça-feira, 8 de março de 2016

Pelo Tempo: "Aviventar - 10 000 visitas!" (2013-02-26)

Após uma divertida experiência bloguista, em plena febre do movimento em Portugal (2003-2007), e por motivos profissionais, estive vários anos sem esse escape, o de ter um espaço próprio onde dominamos o conteúdo, a ética e o sentido de humor. Assim, em Setembro de 2011, decidi voltar a combater a vergonha e a falta de confiança, e dar a cara por um blogue, dentro dos meus gostos e competências, abordando temas e áreas sobre as quais me interesso e que são o objeto da minha vida profissional: arte, cultura e património.

Nesse sentido, e num espírito de constante renovação e discussão que tento imprimir às minhas próprias ideias, assim como ao próprio ambiente do país, que já começava a esmorecer devido à crise iniciada em 2008, escolhi o verbo “aviventar” para título do blogue, que significa “dar nova vida, fortalecer; recuperar o ânimo, realentar.”

De ter um espaço onde desabafar algumas ideias, partilhar artigos publicados na imprensa regional e tentar promover ao máximo as artes e atividades culturais a decorrerem nos Açores, até atingir as 10 000 visitas em 15 meses, superou de facto todas as expetativas (que nem existiam…).

Na lógica dos conteúdos permanentes do blogue, tenho apresentado sempre um disco ou músico que esteja a ouvir com mais atenção, um filme que me tenha marcado (fortemente), assim como um livro, atual ou marcante na minha vida.

Ao nível das mensagens postadas, a música é a etiqueta mais utilizada, pois é a paixão mais fácil e douradora da minha vida (ao nível de hobbies…), seguida do cinema e fotografia, preferencialmente abordando questões relacionadas com os Açores e a contemporaneidade, e ainda algumas referências literárias.

A título de curiosidade, é de referir que a mensagem mais vista foi uma relativa ao pintor britânico Francis Bacon, com mais de 1000 leituras, o que infelizmente só significa que não existe muita informação sobre este grande artista. A maioria dos visitantes do blogue tem origem em pesquisas realizadas no Google e do caderno de artes do jornal Público.

Curioso também é o facto de a maioria das pesquisas via Google serem do Brasil… Outra surpresa é o país de origem dos visitantes, muito mais para um blogue escrito apenas em português.

Em primeiro lugar surgem os Estados Unidos da América (com mais de 3500 visitas), o que até se compreende pela grande comunidade portuguesa (e açoriana) lá residente, seguido de Portugal e Brasil, e logo de perto pela Alemanha, Rússia, França e Suécia… Vá-se lá perceber, mas não deixa de ser estimulante constatar estes dados esquisitos.


PS. Atualmente (Março de 2016), o blogue caminha para as 30.000 visualizações, e mesmo não sendo a atitude mais humilde e modesta possível, tentando mesmo ser de partilha, fico feliz por ter estes números.

Sem comentários:

Enviar um comentário