segunda-feira, 6 de julho de 2015

A Antropologia e as Questões de Género...

Margaret Mead - Sexo e Temperamento (1935)


Obra seminal de Margaret Mead, de 1935, onde se apresentam os estudos sobre três tribos da Nova Guiné, desde a sua infância à idade adulta, no que diz respeito à sua intimidade. 

As três tribos, bem diferentes entre si (Arapesh, Mundugumor e Tchambuli) ajudam a autora a expor a sua teoria, onde argumenta que as diferenças entre géneros (homem e mulher) não se baseiam em questões sexuais fundamentais, mas sim em condicionantes culturais de diferentes sociedades, ditando posteriormente a base dos estudos que surgiriam sobre a questão de género.

Faleceu em 1978, e durante os anos 60 e 70 tornou-se uma figura conhecida dos Estados Unidos por surgir recorrentemente na televisão, muitas vezes em questões relacionadas com o género.

Um facto curioso, mas de alguma relevância histórica, é que este trabalho de Mead, católica anglicana, ajudou a moldar a revolução sexual dos anos 60, e mesmo em alguns contextos de maior conservadorismo, típico do estilo de vida religioso das sociedade ditas ocidentais da época.

Antropologia em ação, ao serviço da humanidade e da civilização...

Sem comentários:

Enviar um comentário