quinta-feira, 30 de abril de 2015

Filme: "Ramo Grande" (2015)

Ramo Grande (2015)

A Associação Cultural Burra de Milho informa que se encontra disponível, no endereçowww.ramogrande.com, o documentário intitulado RAMO GRANDE, produzido por esta associação no âmbito de uma candidatura ao ProRural, Grater – Associação de Desenvolvimento Regional.

Inerente à cultura e existência da ilha Terceira, o "Ramo Grande" continua a ser um conceito difuso e pouco conhecido quer interna quer externamente. Seja na sua componente arquitetónica, na componente de gado de pastagem, ou como zona delimitada geograficamente no concelho da Praia da Vitória, o certo é que a definição de "Ramo Grande" é ainda incompleta e geradora de indefinições.
RAMO GRANDE pretende de alguma forma lançar luz sobre a questão da natureza da designação “Ramo Grande” da ilha Terceira. É um documentário de cariz pedagógico, que pretende abordar as várias vertentes da origem da designação “Ramo Grande”: desde a geografia à geologia, da cultura à religiosidade, da história à arquitetura, o espetador percorre as diversas particularidades e explicações por parte de investigadores e personalidades das áreas em questão.

O trabalho encontra-se disponível gratuitamente no sítio www.ramogrande.com sendo que serão distribuídos por todas as escolas das ilhas Terceira e Graciosa exemplares físicos do documentário (DVD) para acervo bibliográfico das escolas e para uso como material didático nas respetivas aulas.

O Documentário foi realizado entre os anos de 2014 e 2015, contando com as participações de: Professor Artur Machado (Genética - Universidade dos Açores), Professor Avelino de Meneses (História – Universidade dos Açores); Professor Félix Rodrigues (Etnografia – Universidade dos Açores); Francisco Cota Rodrigues (Geologia – Universidade dos Açores); Dr. Jorge Paulus Bruno (Arquitetura – Coordenador do Inventário do Património Imóvel dos Açores); Padre Júlio Rocha (Religiosidade) e Valter Peres (Cultura).

A banda sonora do documentário é da responsabilidade dos Myrica Faya.




Sem comentários:

Enviar um comentário