quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pelo Tempo: "Que Música nos Deu 2011 – Parte II" (2012-01-10)

Em sexto lugar, temos uma espécie de estreia, embora seja o segundo álbum, e ambos lançados pelos próprios: “House of Balloons”, dos The Weeknd. A vogal que parece faltar já tinha mexido comigo antes, instigando-me curiosidade. O seu som parece uma mistura antiga, com técnica futurista…Difícil parar de ouvir. Também tenho que explorar mais.
Por oposição a álbuns de estreia, seguem-se dois consagrados nomes: Jay-Z e Kanye West, que poucos meses depois de editarem magníficos trabalhos em nome individual (sendo o 2º, para mim, o disco do ano em 2010), juntaram-se em “Watch the Throne”, numa já habitual atmosfera de crítica social, política e económica. Parece feito “às três pancadas”, mas quando se juntam estes dois o resultado apenas pode ser fenomenal!
Em oitavo, nova presença norte-americana, com o aparentemente desatualizado som folk-rock dos Fleet Foxes, com o álbum “Helplessness”. Poderosa harmonia que consegue identificar esta banda com o som independente americano. A ouvir melhor.
A próxima referência, “Black Up”, do projeto Shabazz Palaces, encontra-se no submundo do hip-hop experimental, com fortes influências de jazz e eletrónica, mas editado por uma editora de bandas independentes… Só mesmo ouvindo e percebendo o que estou a descrever.
A acabar uma pseudo-lista de álbuns para 2011, fica a deliciosa referência ao trabalho “David Comes to Life”, dos revivalistas punk canadianos Fucked Up, apresentando-nos um disco duplo conceptual de 80 minutos, retratando a vida de um operário fabril chamado David numa verdadeira opera rock. Pesado e longo, mas marcante.
Resta-me referir, a título mais pessoal, os álbuns dos Destroyer (“Kaputt”), dos Wild Flag (“Wild Flag”) e de Kurt Ville (“Smoke Ring For My Halo”), e acima de tudo, o novo trabalho de Stephen Malkmus, sem o brilho dos magníficos Pavement que liderou nos anos 90, mas é sempre bom ver alguém que admiramos gravar novo álbum, e com a qualidade desejada, como é o caso deste “Mirror Traffic”.
Em jeito de conclusão, e em comparação com artigo do mesmo género que escrevi o ano passado, pode observar-se uma maior aproximação a um som mais mainstream, mais comercial, por parte da crítica musical. Pode também ser um sinal dos tempos, com anos mais experimentalistas do que outros.
Em relação ao ano que nos espera, o fatídico 2012, a música continuará boa certamente, com grandes concertos em Portugal, aos quais não faltarão jovens ouvintes, antigos fãs, e relutantes acompanhantes.
Enfim, com vista à melhor fruição cultural possível, recheada de criatividade, destacamos as confirmadas presenças de Metallica e Bruce Springsteen no Rock in Rio; Björk, The xx e os carismáticos Yo La Tengo (!) no Optimus Primavera Sound; os Coldplay a 18 de Maio no Estádio do Dragão; e ainda os Stone Roses, Mazzy Star, Caribou e Radiohead (no dia dos meus anos!) no Optimus Alive.
A coisa promete. Boas músicas!

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