quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O Disco do Ano (2012)

Kendrick Lamar - Good_kid,_m.A.A.d_city (2012)

Este é um dos melhores discos do ano, aliás, terá mesmo sido o disco preferido na maioria das revistas e sites de música da Europa e Estados Unidos, e mesmo tendo obtido boas vendas, não estamos a falar de um êxito comercial ao nível de Aguilera ou Madonna.
Aliás, nos últimos anos tem sido comum a escolha do álbum do ano numa área musical que pode ser inserida entre o Hip-Hop, Rap e Songwriter/Soul, ou seja, muita poesia, com um ritmo sentido... como foi o caso de Jay-Z ou Kanye West, óbvias referências para Lamar, assim como Eminem e Tupac (mais crus, menos polidos).
Kendrick Lamar nasceu em 1987, e este é apenas o seu segundo álbum, mas o que tem qualidade destaca-se logo, e em todos os aspetos, senão vejamos a própria capa do disco, com uma "dureza" e realismo representativos de uma estética bastante contemporânea - bom gosto!
Com uma atmosfera recheada de ritmos suaves e subtis, suaves e melódicas vozes de segundo plano, sobrepondo-se às palavras, e ainda um piano de fundo que envolve toda a música com um toque muito inteligente, é um disco que demonstra uma maturidade incrível.
A nível de conteúdo, trata-se de uma narrativa (não linear) da adolescência do cantor, na sua terra natal, uma pequena cidade californiana, onde analisa os efeitos da comunidade nos seus amigos e família, abordando questões como a violência policial, os gangues ou a educação.
Isto não é "apenas Rap", este disco é uma grande peça artística, com uma contemporaneidade óbvia, sem elitismos nem escolas, apenas emoção!

Sem comentários:

Enviar um comentário