terça-feira, 18 de setembro de 2012

OuVisto e ReVisto: Lawrence da Arábia

Lawrence of Arabia (1962)

Aqui está um dos vários filmes da minha vida. 
Primeiro, é um grande filme, um verdadeiro épico, com contornos de humanidade, solidariedade e coragem profundos.
Depois, marcou uma fase da minha vida, onde o fui obrigado a ver com vista a um trabalho universitário, que me levou a mudar completamente a minha perspetiva sobre o médio oriente e os contextos islâmicos.
É baseado na obra de T. E. Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria, e realizado pelo grande David Lean, e retrata a excêntrica personalidade de Lawrence, em plena I Guerra Mundial, quando um jovem britânico é destacado para o Egito.
Além disso, foi fortemente reconhecido, ganhando sete Óscares (incluindo melhor filme e melhor realizador), assim como muitos outros prémios (Bafta, Globos de Outro, etc.).
Vejo uma ou duas vezes por ano, na boa!


Sem comentários:

Enviar um comentário