Santiago (2007)
Santiago é um filme documental do realizador brasileiro João Moreira Salles, sobre um homem peculiar, que durante 30 anos foi mordomo da família do realizador.
Santiago é um excêntrico personagem, vivendo numa "realidade" entre Hollywood e Paris, conhecedor de todas as famílias reais da Europa e dos mais importantes mestres italianos do Renascimento. É impossível não gostar deste "exótico" argentino.
Mas este tocante filme tem outro aspecto muito importante, pois o material em bruto foi filmado em 1992, e abandonado logo de seguida, pois o realizador não se sentiu em condições de continuar com o trabalho de edição, devido principalmente à morte de Santiago.
Só em 2005 volta a pegar no projecto. Trata-se então de um documentário sobre as próprias imagens que tinha captado, e de uma certa forma, influenciado Santiago a "representar". O realizador chegou a admitir que fez o filme "para se curar", pois passava por uma crise pessoal, onde inclusive tinha decidido abandonar o cinema. Ainda bem que não o fez.
Sem comentários:
Enviar um comentário