Marcel Martin - A Linguagem Cinematográfica (2005, Dinalivro)
Em 1955 é publicado pela primeira vez, em França, “A Linguagem Cinematográfica” da autoria de Marcel Martin, um dos grandes críticos, ensaístas e historiadores da sétima arte.
Esta iniciação à estética e à história do cinema, através da análise de procedimentos de expressão da linguagem fílmica, constituiu um enorme sucesso editorial, particularmente junto de um público jovem contagiado pelo fenómeno da “nouvelle vague” e ávido de melhor compreender o cinema e a especificidade da sua linguagem. A sua publicação em Portugal ocorre apenas em 1971, numa edição há muito esgotada.
Em 1985 é impressa, em França, uma nova versão desta obra revista e aumentada com a colaboração de Olivier Barrot. É esta edição que agora é dada à estampa, pela Dinalivro, numa tradução de Lauro António e Maria Eduarda Colares.
A profundidade da análise das obras citadas e a inteligência da argumentação concorrem para manter a actualidade deste estudo clássico indispensável para estudantes, amantes e praticantes da arte das imagens em movimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário