Nusrat Fateh Ali Khan - Mustt Mustt (1990)
Esta é uma daquelas referências musicais que merecia muito mais, no mínimo um artigo, no lógico, uma série de artigos transversais a todos os temas que abrange. Assim é o trabalho do magnífico cantor paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan - o nome de início assusta, mas depois de o ouvir, valerá a pena...
Este álbum foi o primeiro de verdadeira fusão entre o cântico original de Ali Khan com o virtuoso guitarrista e produtor Michael Brook, com base numa sugestão de Peter Gabriel, que acabou por editar o disco. A música "Mustt Mustt", que dá o nome ao álbum, foi posteriormente gravada e misturada pelos Massive Attack, sendo o primeiro hit em Inglaterra cantado em Urdu (idioma nacional do Paquistão). Aliás, foi nomeado por várias revistas um dos melhores trabalhos dos anos 90, assim como considerado um ponto de viragem importante na inclusão de música oriental nos trabalhos electrónicos de fusão, e não só.
Nusrat Fateh Ali Khan faleceu prematuramente, em 1997, gozando já de grande reconhecimento internacional, mas não deixava de ser um simples cantor de Qawwali, o canto religioso dos Sufi, uma das vertentes do Islão. É considerado um dos maiores cantores já gravados, possuindo um alcance vocal até seis oitavas, numa performance de grande intensidade e que podia durar horas, imprimindo um registo quase de transe.
Sem comentários:
Enviar um comentário