É a primeira extensão do famoso festival Primavera Sound, que se realiza em Barcelona desde 2001, tendo escolhido a "congénere" portuguesa, a cidade do Porto, que nos próximos dias receberá talvez o melhor festival de sempre em Portugal. Além de uma postura diferente de outros festivais (e são muitos atualmente), concretiza ideias inovadoras, espaços para descanso, e fazem algo muito importante: escolhem excelentes músicos!
Obviamente com o apoio da organização catalã, reúnem um conjunto de artistas, nacionais e internacionais, que provavelmente cairiam nas típicas categorias de "indie" ou alternativo, mas que basicamente são excelentes músicos, criativos e originais, sendo que alguns deles depois darão o "salto" para o mainstream e ficarão milionários graças à sua criatividade e coerência...
O festival fica certamente mais barato de organizar (ao nível de cachets), o que pode não corresponder a uma compra de bilhetes em massa, por sermos um país com pouca cultura musical - mas tenho esperança!
Agora, o pior/melhor é ver os nomes das bandas que irão estar presentes: por mais orgulhoso que fique de estarem todas reunidas num mesmo espaço, e em Portugal, a pena de não poder estar presente é enorme.
Para mim, seria histórico assistir, e ainda por cima no mesmo evento, aos Flaming Lips e aos Yo La Tengo, referências desde a minha adolescência... Mas entre muitos mais, tenho que obviamente destacar:
- Beach House
(US) - Linda Martini (PT)
- M83 (FR) - Mercury Rev (US)
- Saint Etienne
(UK) - The Flaming Lips (US)
- The Rapture
(US) - The Olivia Tremor Control (US)
- The Weeknd (CA) -
Death Cab For Cutie (US)
- The xx (UK)
-
Kings Of Convenience (NO)
- Wilco (US) - Rufus Wainwright and his Band (US)
- Yann Tiersen
(FR) - Yo La Tengo (US)
Sem comentários:
Enviar um comentário