quarta-feira, 14 de março de 2012

OuVido


Ry Cooder - Paradise and Lunch (1974) 

Dono de uma carreira brilhante e multifacetada, já trabalhou em várias áreas da música, sendo o seu instrumento de eleição a guitarra - da qual é um verdadeiro virtuoso, ao seu próprio estilo.
Já foi considerado um dos melhores guitarristas do mundo pela Rolling Stone, mas o que lhe vale é o seu ecletismo, abrangendo desde o folk ao jazz, passado pelo country, música experimental e blues, entre outras...
Já ganhou três Grammy, e possui uma discografa interminável, entre trabalhos a solo e colaborações, certamente acima das 40 edições.
Neste magnífico e marcante disco, o destaque vai para o jazz, blues e música tradicional americana (roots), e foi o trabalho que o catapultou para o reconhecimento nacional e internacional.
Consegue misturar sons que parecem ter mais de 60 anos, com a cena experimental e inovadora dos anos 70, em que o disco foi produzido, nunca perdendo a coesão, mesmo apresentando tantos estilos diferentes. Este, que para muitos continua a ser o seu principal trabalho (embora pessoalmente prefira o divertidíssimo Chávez Ravine, 2005), acaba em beleza com o tema mais conhecido, "Ditty Wah Ditty", em parceria com o mítico pianista Earl "Fatah" Hines, representando esta sim a verdadeira "world music" norte-americana do século XX!

PS. E, já agora, a capa é o máximo!

Sem comentários:

Enviar um comentário