segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jethro Tull: nitidamente 40 anos à frente do seu tempo...

Jethro Tull - Aqualung (1971)

Numa época em que o "neo-punk" e um certo "glamour-retro-punk" (?), com toques de gótico, vigora com sucesso as frescas mentes dos ouvintes, em casos como Ariel Pink, Beach House ou mesmo uns mais batidos Animal Collective, lembrei-me de procurar no baú das minhas memórias musicais... e a redescoberta dos Jethro Tull foi óbvia!
Muitas vezes catalogados como "hard-rock", o que nos dias de hoje já não pegaria na comunicação social especializada, trata-se de facto de uma banda com uma visão social brilhante, de forte sentido crítico e com muito humor, para não falar numa verdadeira abordagem a um som que poderíamos intitular "folk-punk".
Este álbum em particular, um dos meus favoritos, surge numa época (1971) bastante conservadora, e com um discurso anti-igreja, mexendo com as mentalidades da época. Foi chegando no entanto aos "tops" devido à muito boa música patente no trabalho...
Neste mistura de "hard-rock" com "folk", com um som verdadeiramente atual, demonstram a intemporalidade da música, mesmo da mais radical e controversa, e que celebrou 40 (!) anos em 2011, tendo sido reeditado várias vezes e com diferentes remasterizações, pois curiosamente, não tem a certeza de qual foi a cassete original que deu origem ao disco... coisas à Ian Anderson!

Sem comentários:

Enviar um comentário