terça-feira, 20 de outubro de 2020

"O Segredo de um Cuscuz" - Comédia Dramática mas Fraternal

 

La Graine et le Mulet (2007)

Belo filme de Abdellatif Kechiche, tristemente traduzido para português para "O Segredo de um Cuscuz" - pois se fosse à letra a tradução seria o "grão e a tainha", referente a um prato tunisino de cuscuz com esse peixe, e que serve de metáfora gastronómica a todo o filme, que aborda o conceito de família, os seus rituais comunitários e a problemática integração na sociedade francesa onde estão e querem estar...

O realizador franco-tunisino Abdellatif Kechiche (Mektoub, Meu Amor e a Vida de Adèle) consegue mais uma vez contar uma história profunda, com carácter etnográfico e sociológico, usando o cinema como linguagem.

O cenário é a cidade costeira francesa de Sète, onde Slimani, um pai de família na casa dos sessenta, faz de tudo para sobreviver, e de uma certa maneira, gerir as tensões da sua complexa e movimentada família.

Conta com a representação de Habib Boufares, Hafsia Herzi e Farida Benkhetache, e é de facto uma comédia dramática mas fraternal, cheia de desesperos e reconfortos, onde Abdellatif Kechiche apresenta a sua experiência sábia, ambiciosa e realista, explorando temas pessoais e sociais.


Sem comentários:

Enviar um comentário