Nick Drake - Pink Moon (1972)
É apenas o terceiro e último álbum de Nick Drake.
Mas são todos bons, mais únicos do que únicos...
Este cantor folk inglês morreu dois anos após o lançamento de Pink Moon, aos 26 anos (!), após uma constante luta contra a depressão, o que tocou profundamente o ser de Drake, enegrecendo-lhe as letras da sua poesia, e pesando-lhe os acordes da viola.
Este delicioso álbum tem apenas 28 minutos, repletos de dor, espanto e deslumbramento - e que obviamente não teve sucesso comercial nenhum, nem atingiu nenhum tipo de tabela de vendas, assim como os seus dois primeiros discos.
Após a sua morte, houve algum ressurgimento de interesse no seu trabalho, mas nada como o boom nos anos 90, devido à escolha de uma música sua para um anúncio de uma marca de automóveis... Chegou a ser incluído com um dos melhores 100 álbuns de sempre (Melody Maker) e na famosa lista dos 500 melhores discos da revista Roling Stone (nº 321).
Mas acima de tudo, marcou já várias gerações de músicos que procuram inspiração em momentos intensos, inteligentes, introspectivos e pessoais, como a música de Drake nos faz sentir.
Sem comentários:
Enviar um comentário