James Gleick, Caos - A Criação de uma Nova Ciência (1987)
Outro daqueles livros que pareciam um monstro de leitura obrigatório com fins académicos, mas que acabou por ser tão revelador e esclarecedor da nossa dimensão... mínima!
Gleick explora aqui os atuais princípios básicos da sua teoria do caos, hoje fortemente desenvolvida e divulgada, tendo sido finalista com esta obra do National Book Award, Pullitzer Prize e Science Book Prize.
Este foi o primeiro livro que se tornou popular ao abordar uma teoria muito complexa, desconhecida e de ruptura, com conceitos matemáticos complexos - extremamente complexos para quem não percebia nada como eu... (e continuo sem perceber).
Mas ao percorrermos os vários exemplos e contributos, de cientistas de várias áreas, percebemos a veracidade dos seus cálculos e esforços em comprovar o que defendem.
Basicamente, uma obra pesada, principalmente para quem é de ciências sociais, mas que deixa uma forte imagem no nosso espírito, basilar para a compreensão de todos os fenómenos naturais (e culturais?) do planeta: o bater das asas de uma borboleta em Tóquio altera de certeza o clima em Los Angeles...
Fundamental!
Sem comentários:
Enviar um comentário