Marcel Mauss - Ensaio Sobre a Dádiva (1925)
Este foi sem dúvida um dos livros que mais me marcou na fase inicial da licenciatura em Antropologia, do sociólogo e antropólogo francês Marcel Mauss, no original Essai sur le don: forme et raison de l'exhange dans les societés archaiques, ou seja, "Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas".
Publicado no longínquo ano de 1925, aborda as trocas nas sociedades tidas então como primitivas, sendo considerado por muitos como o mais antigo estudo de carácter etnográfico, antropológico e sociológico sobre reciprocidade, intercâmbio e o conceito de contrato.
O trabalho refere-se à investigação entre os indígenas das Ilhas Trobriand (Papua Nova Guiné) e índios da América do Norte, sobre o conceito da dádiva.
Resumindo, este ensaio foca-se na troca de objetos entre grupos, e de como essa troca constróis relacionamentos entre esses grupos, pois ao doar um objeto (ou presente), o doador cria uma obrigação face a quem o recebe, que por sua vez fica com o ónus de devolver um presente, originando uma das primeiras formas de economia social e solidariedade social que realmente unem os grupos humanos.
Faz parte da abertura da mente para o humanismo existente nos estudos antropológicos...
Sem comentários:
Enviar um comentário