Trois Couleurs Trilogie (1993-94)
Esta trilogia do realizador polaco Krzysztof Kieslowski foi talvez a mais marcante sequência de filmes na década de 90, sendo que além da visibilidade que ganhou, demonstrou a qualidade e criatividade de Kieslowski.
Azul, branco e vermelho são as cores da bandeira francesa, abordando os três filmes os ideais políticos geralmente associados à república francesa: liberdade, igualdade e fraternidade, algo ambíguo e irónico, assim como subjetivo, tratando-se pois de um trabalho artístico - mas a premissa que ressalta do projeto é essa.
Em Azul (Bleu), uma mulher (Juliette Binoche) luta para encontrar uma maneira de viver a sua vida após a morte do seu marido e filha.
Em Branco (Blanc), o segundo da trilogia, seguimos um emigrante polaco em França que busca vingança da sua ex-mulher com vista a recompor a sua vida...
Em Vermelho (Rouge), o filme final, e talvez o meu favorito, estreado apenas dois anos antes da repentina morte do realizador, a temática é a fraternidade, disfarçando-se numa história sobre uma modelo que descobre que o vizinho gosta de se meter em vida alheia...
São três histórias sobre a humanidade, comportamentos e pequenas situações que se tornam globais.
Rica oferta!
Sem comentários:
Enviar um comentário